Android Lollipop: Quem vai receber, e o que há de novo?!


tangible_interactions

A Google não parece dormir em serviço, e a cada ano seu sistema parece mais impressionante. Se desde o 4.0 não se via uma renovação, agora no 5.0 podemos afirmar veementemente que isso ocorreu. Com visual renovado, novas animações, transições de tela, novo teclado e novos botões voltar, home e apps recentes! veja tudo abaixo!

Nova tela inicial

Android-L-Version-Name-New-Android-Lollipop-Features-
Nova tela de bloqueio, tela incial e bandeja de apps e NOVOS BOTÕES!

Agora com novo visual do “Material Design” tudo ficou mais limpo, as cores mais chapadas, mas muito mais colorido. A fluidez também impressiona, tudo abre ao menor toque e os efeitos são de encher os olhos.

Tela de bloqueio

Agora as notificações aparecem como “cards” assim como no Google Now, o que me pareceu muito melhor.

android-l-1
Arraste para qualquer lado par limpar, faça interações com a tela ainda bloqueada.

Novo teclado

Agora não há  mais separações entre as letras, e há dois temas: o branco, que é o padrão e o preto muito mais “comum” para a maioria dos usuários. Há também novos icones e emoticons, e eles estão com um visual levemente diferente.

android-l-6

Novo discador e Agenda de contatos

Agora você não precisa mais clicar para troca entre o discador e os seus contatos, apenas arraste o dedo para os lados e mova-se facilmente entre um e outro. Há também novidade no icones, novas opções para contatos, um buscador melhorado e maior integração com outros apps.

Novo discador e contatos

Nova central de notificações e atalhos rápidos

Agora com tamanho menor (assim como acontecia nos tablets no Kit Kat), também a novos atalhos: girar tela, toques e modo avião, e controle de brilho. Você agora tem maior controle sobre os sons, podendo controlar o volume para cada app, para os toques, musicas, notificações, teclado ou silencie tudo, muito mais prático.

android-l-4
Controle as notificações, desabilite-as por algum tempo ou para sempre.
android-l-2
Notificações, novos efeitos e novos icones.
7126336da8c42ef4ac246577d34d
Esta foto ainda é de uma versão previa do sistema, note que os botões home, voltar e apps recentes ainda são como           no Kit kat, mas as notificações  e as configurações já são do Lollipop.

Apps renovados

Tudo novo, discador, Chrome, Drive, Gmail, Configurações, Bateria, Calculadora, e um novo app de Fitness par você controlar seu exercício, chamado Fit ( e já está dsiponivel na Play store!)

android-l-5
Agora o tempo estimado de duração de bateria também está presente. Quando se está conectado ao carregador o sistema mostra o tempo estimado até a recarga completa!

Finalmente um modo de Economia de bateria nativo. Quando ele está ativo as barras do sistema ficam vermelhas para te lembrar que o modo está ativo e o desempenho está reduzido. Isso pode ser um pouco chamativo, mas segundo a Google pode te dar até mais 4 horas de bateria!

android-l-8
App, calculadora e configurações

Novo modo de multitarefas

Agora tudo fica num único lugar, todas as abas abertas no Chrome, os apps, configurações, conversas dos facebook, etc. No início pode ser meio confuso, mas depois que se acostuma ficam incríveis, os efeitos ajudam muito e o controle de Ram ajuda a deixar tudo fluido.

android-l-3

Pesquisa e Now

Os cards foram melhorados e agora é possivel dizer “Ok, Google” mesmo com o dspositivo bloqueado, função semelhante a que a Motorola adota no Moto X, mas nesse caso o consumo de bateria aumenta na maioria dos aparelhos, já que eles não tem um processador de baixo consumo voltado apenas para essa função. A pesquisa está muito mais inteligente e a busca contestual foi “humanizada”, melhorando assim os resultados. Há também novas opções para serem configuradas no Google Now.

Mudanças internas

Agora o Android usa o lançador ART, ele controla a abertura dos apps, nesse “novo” (ele já existia no Kit kat, mas vinha desabilitado) os apps já são “pré-carregados” desde o inicio de sistema, assim quando você quiser abrir qualquer app ele vai reagir muito mais rápido. Mas em contraposição isso acaba fazendo o sistema usar mais Ram, mas segundo a Google o sistema foi altamente optimizado e pode rodar em aparelhos de até 500 Mb de memória Ram. Mas como isso vai pesar na bateria ninguém sabe, só depois de testes mais aprofundados.

Novos controles de Bluetoothcontrole de apps, gerenciador de memória e de rede, além de mais de 1000 modificações segundo a Google.

Maior segurança

Agora o android permite múltiplos usuários, e tem novos protocolos de segurança:

Compartilhe seu dispositivo de forma segura com o modo de usuário convidado. Ou criar várias contas de usuário para permitir amigos para logar em seu dispositivo. Em ambos os casos, ninguém será capaz de acessar qualquer uma das suas coisas. E você pode usar Android inteligente de bloqueio para proteger o seu telefone ou tablet por emparelhamento com um dispositivo confiável como o seu wearable ou mesmo seu carro.” _segundo o site do Android.

  • Os novos dispositivos vêm com criptografia  de dados automaticamente ativada para ajudar a proteger dados em dispositivos perdidos ou roubados.
  • SELinux de execução para todas as aplicações significa uma maior protecção contra vulnerabilidades e malwares.
  • Melhoria da lógica de seleção de rede para que o dispositivo se conecta somente se houver uma conexão de internet verificada no Wi-Fi

Suportes

Suporte a Criptografia, ao formato de imagens RAW, suporte a processadores de 64 bits! Estado da tecnologia de vídeo arte com suporte para HEVC para permitir a reprodução de vídeo 4K UHD, vídeo túnel para reprodução de vídeo de alta qualidade na TV Android e melhor suporte para streaming HLS.

Novo app de Camera

Agora com controle de ISO, exposição e balanço de branco, além de suporte ao formato de “negativo digital” , o RAW, que mantém as imagens “puras”, ou seja sem o pós-processamento do app que as vezes mais prejudica do que ajuda. E também um novo modo chamado HDR+ que melhora a qualidade das imagens!

l-camera-app-710x350

Lançamento e disponibilidade

Não há um data precisa, mas especula-se na mídia que o Lollipop vai começar  a ser liberado  no dia 3 de novembro:

  1. Chegando primeiro a linha Nexus (4, 5 e 7), Os nexus 6 e 9 já sairão de fábrica com ele embutido!
  2. Logo depois chegando os modelos “Google Play Edition”,como o S4, o HTC One M8, e etc.
  3. HTC já informou que os modelo One M8, One M7 e E8 vão receber  a atualização no começo do ano, mais especificamente em janeirto, os outro modelo (Desing 800* e 600) devem receber logo em seguida.
  4. Logo em seguida, possivelmente nesse ano para os modelos da Motorola: Moto G (2013 e 2014), Moto X (2013 e 2014) , Moto E , e a Linha Droid vendida apenas nos EUA pela operadora Verizon.
  5. A Sony já informou que toda a Linha “Z” que inclui o ZQ, Z1, Z2, Z1 compact, Z3, Z3 compact, Z tablet, Z3 Tablet, etc vai receber a atualização o começo do próximo ano.
  6. A Asus já confirmou que os modelos Zenfone 5 e 6 vão receber o Lollipop, mas apena disse “no primeiro semestre de 2015”, mas um lista vazada mostre que será à partir de Abril.
  7. Sansumg, LG  e as outras ainda não se pronunciaram, mas é bem  provável que os últimos aparelhos de cada uma (S5, S5 mini, S4, S4 mini e G3, G3 mini, G2 e G2 mini) também recebam a atualização, mas um pouco mais tarde já que essas marcas costumam custumizar o android muito e por isso levam um maior tempo para liberar a atualização (a Sansumg de 5 a 8 meses só para se ter uma ideia).

Dicas e erros relatem nos comentários!

Anúncios

Uma opinião sobre “Android Lollipop: Quem vai receber, e o que há de novo?!”

  1. Pois é, parece maneiro. To feliz que o meu aparelho (Nexus 4) vai receber, não tinha certeza. Tomara que eles tenham resolvido a questão do consumo de bateria, o pessoal que tá com o Nexus 5 diz que tá insuportável, que ele mal passa de 10 horas idle!! O 4 também não fica muito atrás… Enfim, resta esperar pra ver.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s